Caros leitores do Masquerade,

Que fique claro que o blog não faz apologia à violência, às drogas, às bebidas e nem à prostituição, mas se você quiser fazer alguma dessas coisas, to dizendo que não foi culpa minha. Leiam, se divirtam e é isso.


quarta-feira, 5 de março de 2014

31 curiosidades sobre videogames que você provavelmente não sabe

Caros leitores nerd's e virgens,
Hoje o assunto é games. Para os amantes de jogos, aqui vai uma coletânea de curiosidades que nem deveríamos saber!. Selecionado com amor e carinho pelo meu namorado e devidamente comentados, divirtam-se!

1 – Ralph Baer criou o Magnavox Odyssey em 1972, que se tornou o primeiro console de videogame da história. Seis meses depois ele criaria um dos brinquedos mais famosos do mundo: o Genius.
2 – A primeira profissão de Mario Bros não foi exatamente encanador no Donkey Kong. Aliás, ele nem se chamava Mario, mas apenas “Jumpman”. (Por essa eu não contava)
3 – O OXO, um jogo da velha, criado em 1952, é considerado o primeiro jogo com gráfico da história (era possível ser rodado em modo texto). Apesar disso, existe uma controvérsia a respeito qual foi realmente o primeiro jogo já que existe um registro de patente de 1947 que descreve um jogo de mísseis usando um tubo de raio catodo.
4 – Pacman foi criado num dia em que seu criador, Tohru Iwatani, foi a uma pizzaria e a ideia surgiu assim que um dos seus colegas pegou o primeiro pedaço. (Eu sempre penso nisso quando como pizza.)
5 – O Japão sofreu uma grande escassez de moedas na época do Space Invaders. O governo tentou controlar escassez determinando que o valor do jogo aumentasse nas máquinas de fliperama, mas não teve jeito. Eles tiveram que colocar mais moedas em circulação.
6 – O melhor jogador de Pac Man do mundo chama-se Billy Mitchell que conseguiu a pontuação de 3.333.360 chegando a fase 255 com apenas uma vida. (E vocês ai se achando com alguns pontinhos no flappy bird.)
7 – O primeiro fliperama surgiu em 1971 e chamava-se Computer Space. O dinheiro conseguido por seus criadores, Nolan Bushnell e Ted Dabney foi usado para a criação do nosso tão amado Atari.
8 – A primeira máquina caça-níquel foi a Liberty Bell, construída em São Francisco em 1981, pelo mecânico alemão Charles Fey. Inspirada por causa do Poker a máquina recompensava os jogadores com bebidas e cigarros e não dinheiro. (Se isso continuasse da mesma maneira ela seria proibida ou não?)
9 – Graças a uma falha na criação do chip TIA do Atari 2600, e o uso de uma técnica chamada H-Strobe foi possível rodar o jogo Space Invaders dos fliperamas no Atari 2600.( É engraçado que o melhor jogo do Atari tenha vindo da falha de um chip não é mesmo?
10 – O Polybius é o jogo de fliperama mais misterioso da história e hoje não existe uma cópia sequer dele. De acordo com a lenda o jogo apareceu em alguns lugares do Oregon e em Portland e era um experimente do governo americano capaz de causar pesadelos e tirar informações de seus jogadores. (Só eu acho que isso pode ser obras de seres alienígenas?)
11 – Ao contrário do que muitos pensam a SEGA era uma empresa americana que chamava-se Service Games (SeGa) e fazia a importação de máquinas lazer do Japão como Jukebox entre outras coisas. (Hoje em dia eu amo os jogos deles.)
12 – Nem todos os jogos do Street Fighter são de luta. Street Fighter 2010 é um jogo de ação futurista em que o protagonista Kevin, precisa enfrentar hordas de criaturas mutantes. Quando o jogo chegou aos Estado Unidos numa estratégia de marketing a Capcom mudou o nome do personagem para Ken. (espertinhos eles não?)
13 – O Treamcast é um console pirata que roda jogos do Dreamcast e possui uma tela LCD embutida. O curioso é a empresa chinesa falsificar um videogame que foi um fracasso de vendas da SEGA. (aposto que vendeu mais que o original :v )
14 – Acompanhando o sucesso do filme E.T, o extraterrestre, produziram um jogo para Atari 2600 baseado no filme. Eles acreditaram tanto que o jogo seria um sucesso que produziram mais cartuchos do que o número de consoles vendidos. Com uma mecânica de jogo ruim e chata pra burro além um bug ridículo, as vendas não foram tão boas assim. Reza a lenda que a Atari decidiu enterrar os cartuchos que não foram vendidos no deserto do Novo México para evitar custos de armazenamento e que no local onde se encontram os cartuchos existe um placa: “Aqui jaz E.T e sua família”. (Até caiu uma lagrima aqui , vou lá procurar esta tal placa e já volto viu? Quem sabe o pessoal do Trato Feito me arranja uns trocados.)
15 – No Pacman original do Fliperama não era possível pausar o jogo, mas existia um macete para descansar. Existe um lugar dentro do labirinto que se você chegar sem que não haja nenhum fantasma ali que permite você se esconder sem que eles o vejam. (isso explica como o recordista deve ter passado algumas fazes não é não?)
16 – Um dos macetes mais maneiros do Super Mario Bros do Nintendo é o Mundo -1. Um mundo que pode ser alcançado através de uma parede e é uma fase de água. Quando o Mario chega no final da fase um cano te mando de volta para o começo com o tempo que vocês estava, ou seja, você jogaria a fase até morrer…
17 – A Nintendo foi fundada em 1889 por Fusajiro Yamauchi. Nos seus primórdios eles vendiam jogos de carta de flores pintadas artesanalmente chamado Hanafuda e teve grande popularidade. Em 1956, Hiroshi Yamauchi (neto de Fusajiro) viajou para os Estado Unidos para se encontrar com presidente da companhia líder em produção de cartas de jogo. Ao ver que o escritório era bem pequeno ele resolveu diversificar o seu negócio. Fez uma parceria com a Disney para estampar seus personagens nas cartas. (e hoje eles são uma das maiores empresas de games da historia na minha opinião.)
18 – O povo da União Soviética também se divertiam com jogos eletrônicos, no entanto seu repertório de jogos eram os mesmos dos americanos e japoneses com um detalhe: Os fliperamas russos não tinham pontuação: “Se você tiver determinada pontuação você ganha um jogo grátis, mas não há pontuação”. (Alexander Stakhanov) . (Ainda to tentando entender isso)
19 – A China proibiu que crianças joguem videogame por mais de 3 horas devido a muitas mortes causadas por longos tempos a frente do videogame. (Acabei de me lembrar do vicio que eu e minha namorada temos em Halo 4, na China já estaríamos levando umas multas ou sendo presos.)‏
20 – Dr. Kawashima, o criador do Brain Training, não quis ficar com 1 centavo sequer pela criação do jogo. Todo o dinheiro arrecadado pelo jogo (cerca de 15 milhões de Euros) foram utilizadas para pesquisas de cura do câncer. De acordo com ele seu salário de 70.000 euros anuais, algo em torno de 210.000 reais por ano ou 17.500 reais por mês é mais do que suficiente para ter uma vida digna. Outra curiosidade é que Dr. Kawashima não gosta de videogames e só permite que seus filhos joguem durante uma hora por dia. (Por essa vocês não esperavam né? )
21 – O primeiro jogo de fliperama feito pela Atari foi Pong, e o primeiro modelo do fliperama foi colado por Bushnell num posto de gasolina. Quando ele voltou depois de um tempo para saber como estavam as coisas ele viu que a máquina estava parada pois estava lotada de moedas. (Eu me pergunto se tem colecionadores que tem essas maquinas ainda ou se já se perderam no tempo.)
22 – O Breakout nasceu como uma versão do PONG para usuário único. Alcorn, engenheiro da Atari e criador do Pong, criou um protótipo que usou muitos chips para rodar o jogo que o deixou muito caro para vender no mercado. Na busca de uma solução, Nolan Bushnell desafiou seus empregados a reduzir o número de chips em troca de uma generosa recompensa. Steve Jobs que ficou sabendo do desafio e o sugeriu para o seu amigo Steve Wozniak, quem em 72 horas conseguiu reduzir de 75 para 25 chips. Jobs foi pegar a recompensa e Wozniak lhe deu uma parte do prêmio. Os dois usaram o prêmio para fundar uma pequena empresa chamada Apple… (Começaram bem não é não?)
23 – Pacman foi o primeiro jogo que teve um personagem.
24 – A partir do nível 18 do Pacman os fantasmas não ficam mais azuis e você não pode mais comê-los. (E a graça acaba, mas eu sei que eu nunca vou chegar nesse nível porque o Maximo meu foi o nível 5.)
25 – O jogo mais raro do Nintendo NES é Nintendo World Championships e só existem 116 unidades em circulação. Toda vez que um desses cartuchos vai a leilão no eBay o preço final tende a ser estratosférico. (E eu ainda não joguei ele!)
26 – O design do logo de Zelda Triforce é baseado no padrão e um clã feudal do Japão chamado Hojo. (Ideias“originais” vem de outras ideias afinal.)
27 – O primeiro mascote da SEGA foi o Alex Kidd
28 – Um representante americano da Capcom reclamou que o jogo Final Fight estava péssimo gosto porque os protagonistas tinham que lutar contra mulheres em determinado momento do jogo. O designer japonês respondeu dizendo que não havia mulheres no jogo. Quando o americano perguntou quem era Roxy e Poision o japonês respondeu que eram transexuais. As duas “meninas” tiveram o corte de cabelo e roupas alteradas para a versão final do jogo. (Ai você vê um cosplay delas e não sabe se é homem ou mulher.)
29 – A Nintendo inventou o primeiro controle com direcional em cruz. Entretanto, um outro controle similar criado pela Mattel Intellivision que consistia num disco a ser pressionado pelos dedos conseguia distinguir 16 posições diferentes. (más a fama da Nintendo é oque importa kk)
30 – Final Fantasy VII era pra ser lançado no Nintendo 64. No entanto, Saquare e Nintendo discutiram por causa dos cartuchos usados nos consoles de 64 bit que limitavam o tamanho do jogo. Por isso foi lançado somente para o PlayStation com a utilização de 3 CDs. (se eles fossem da Nintendo será que chegaria ate onde esta agora?)
31 – Pacman é conhecido com o Puck-Man no Japão. Mas foi sua entrada no mercado americano que o popularizou como Pacman porque a palavra Puck era muito parecida com a palavra Fuck e resolveram alterar o nome. (Isso eu já sabia faz tempo! Imagina se chamar Fuck-Man, isso seria engraçado não é não?)
Fonte: X

Tenha um bom dia, boa tarde ou boa noite.
Comentem e façam uma blogueira feliz.
Beijos para os meus fãs. ;*

Nenhum comentário:

Deixe um comentário e faça uma blogueira feliz. :)