Caros leitores do Masquerade,

Que fique claro que o blog não faz apologia à violência, às drogas, às bebidas e nem à prostituição, mas se você quiser fazer alguma dessas coisas, to dizendo que não foi culpa minha. Leiam, se divirtam e é isso.


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Anomalias

Caros amiguinhos nerd's e virgens, vamos falar da pele. =)
A pele não é apenas uma camada protectora. É um sistema que regula a temperatura corporal, recebe os estímulos de dor e de prazer, não permite que determinadas substâncias entrem no organismo e representa uma barreira protectora face aos efeitos prejudiciais do sol. A cor, a textura e as pregas da pele contribuem para a identificação dos indivíduos. Qualquer alteração no funcionamento ou no aspecto da pele pode ter consequências importantes para a saúde física e mental.
Pois bem... Hoje eu resolvi falar um pouquinho de anomalias da pele e ossos, ou os dois... Se você tem estômago fraco ou se enoja facilmente... Por favor não veja...
As cenas são fortes. 
Interessantes, mas fortes...
Aqui vai:


Síndrome de Proteus
Joseph Merrick, ‘o Homem Elefante’ é provavelmente o caso mais famoso desta síndrome. A doença causa crescimento ósseo e de pele excessivos com incidência freqüente de tumores. Apenas 200 casos foram confirmados pelo mundo desde que a doença foi oficialmente descoberta em 1979. Quem sofre desta doença tem função e capacidade mental normal.


Elefantíase
A elefantíase é o esticamento da pele causado pela superpopulação de parasitas que podem nos contaminar através de picadas de mosquito. Não é incomum na África. Uma doença um pouco diferente é causada através do simples contato da sola do pé com solo contaminado. Em partes da Etiópia cerca de 6% da população sofre do problema e é uma das doenças mais comuns que tornam as pessoas inválidas no mundo. Existem vários esforços para erradicar a doença que se espera que desapareça até 2020.


Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP)
FOP é uma doença muito rara que faz com que partes do corpo como os músculos, tensões e ligamentos se transformem em ossos quando são danificados. Isso faz comumente que as articulações se fundam evitando o movimento. A remoção da ossificação é ineficaz, pois volta a crescer novamente similar a um processo de cicatrização. A doença é tão rara que normalmente é erroneamente diagnosticada como um possível câncer, levando os médicos a realizarem biópsias, o que aumenta o crescimento dos calos ósseos. Não existe cura.
O caso mais famoso é o de Harry Eastlack que teve o seu corpo tão ossificado que ao final da vida movia apenas os lábios. Seu esqueleto está exposto no Museu Mütter, nos EUA.



Epidermodisplasia Verruciforme
Também conhecida como doença do ‘homem-árvore’, EV é uma doença hereditária extremamente rara que leva a formação de verrugas na pele que nunca param de crescer. Ela costuma se manifestar entre um e 20 anos de idade e afeta normalmente as mãos e os pés. O único tratamento conhecido é a remoção cirúrgica das verrugas que voltam a crescer em seguida, o que exige cirurgias freqüentes.
Em 2007, Dede, da Indonésia, teve quase seis quilos de verrugas removidas e hoje necessita novamente de cirurgia para poder utilizar novamente as próprias mãos (fotos).



E ainda existem milhares de outras anomalias que cedo ou tarde eu vou acabar querendo postar aqui, porque acho importante que todos saibam que existem problemas piores e maiores do que uma simples espinha que nasceu na sua testa, ou aquela unha que você quebrou abrindo o pote de picles.
E a moral de hoje é que se você não sofre de nenhuma anomalia... Deveria sentir-se feliz. =)
Essas pessoas sim tem do que reclamar... 
E você ai na sua casa, sentado no computador, reclamando da vida. 
Toma vergonha na cara meu amigo! 

Tenha um bom dia, boa tarde ou boa noite.
Beijos para os meus fãs. ;*

Nenhum comentário:

Deixe um comentário e faça uma blogueira feliz. :)